40 dias de Jejum e Oração 2009 - Por um novo Brasil

Vivemos momentos de grande apreensão e dúvidas quanto ao futuro da nossa nação. Na área política, parece que o povo já perdeu suas esperanças de encontrar lideres de caráter e integridade. Na área moral, a televisão tem varrido os lares brasileiros ensinando conceitos e valores totalmente fora dos padrões de Deus para o ser humano. Na área espiritual, parece que quanto mais o povo busca soluções para seus problemas, mais cai na idolatria, feitiçaria, bruxaria e outras ias que afastam as pessoas de Deus e trazem sobre elas maldição e miséria.

No meio desta situação vem a pergunta: Onde está a igreja do Deus vivo? O que a igreja está fazendo para mudar esta situação? Muitos pastores e líderes de igrejas estão apáticos, acomodados e indiferentes deixando o tempo passar e situação permanecer igual.

Mas Deus está levantando um exército de homens e mulheres que não dobraram seus joelhos a Baal. Ainda permanece um remanescente fiel que está disposto a mudar a situação. Você é parte deste remanescente por isso está unindo-se a este exercito que vai batalhar em jejum e oração durante 40 dias, até que as comportas dos céus sejam abertas e Deus derrame sobre a nação brasileira tamanhas bençãoes que o Brasil venha a ser reconhecido mundialmente como um país do Senhor Jesus.

Este movimento de Deus iniciou-se há 3 anos atrás, unindo-se a outros movimentos que tem despertado e levado a igreja a prostrar-se diante de Deus numa atitude de dependência, fé e confiança de que somente n’Ele há solução. No ano de 2008 tivemos mais de 180.000 pessoas jejuando e orando por 40 dias, representando mais de 650 igrejas.

Sem dúvidas já temos visto resultados não somente a nível de crescimento das igrejas locais, mas também temos visto mudanças no cenário nacional. Poços de petróleos foram encont????ö?rados e a melhoria na economia foi evidente, esquemas de corrupção vieram à tona e outras muitas maravilhas de nosso Deus. Creio que estamos como o jovem que viu a nuvem do tamanho da mão de um homem, que é o sinal de que vira uma grande chuva de avivamento na nossa pátria.

Não fique fora deste movimento de Deus. É tempo de consagração; tempo de santificação; tempo de mudanças no reino espiritual; tempo de jejum e oração.

(Extraído do "Editorial" da Campanha)

Cartaz da Campanha (Clique na imagem para visitar o website)

Estudo da Semana - EDIFICAÇÃO

Para ver estudos anteriores consulte o "Histórico de Estudos", na coluna à direita.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Estudos no livro de provérbios 1/17 - Conhecendo o guia para viver bem

Introdução

A coletânea dos Provérbios agrupados e preservados neste livro revela como a fé monoteísta de Israel em um Deus vivo afetou a vida comum do povo. Os ensinos aqui contidos influenciaram também a vida de Jesus, de Pedro e de Paulo, no Novo Testamento. Provérbios, ainda hoje, marca indelevelmente, de forma positiva, a vida de toda pessoa que o estuda à luz do Espírito Santo. Isto porque é um livro de sabedoria prática e ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida. Os nossos atos durante os dias da semana têm a ver como o culto que prestamos a Deus no domingo, e vice-versa. O tema central deste livro é a sabedoria e esta começa com Deus (8:1-36; 9:10; 15:33). Os provérbios revelam a sabedoria dos antigos mestres israelitas sobre o que a pessoa deve fazer em certas situações para que vivam bem. O viver bem é uma prerrogativa do sábio, e para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus. A sabedoria oferece a felicidade, vida longa, riqueza e honra (Pv 3:13-18) para aqueles que evitam: a) crimes de violência (1:10-19; 4:14-19); b) fiança precipitada (6:1-5); c) preguiça (6:6-11); d) duplicidade (6:12-15); e) impureza sexual (2:16-19; 5:3-20; 6:23-35; 7:4-27; 9:13-18). A relevância em se estudar com carinho este livro está na sua praticidade e contemporaneidade, pois trata dos relacionamentos humanos em quase todas as áreas da vida. além disso, seus ensinos são aplicáveis a todos os homens onde quer que estejam. A sabedoria começa com o temor de Deus, é verdade, mas se reflete em uma conduta reta e amorosa para com os semelhantes. Ela é prática e vivencial.

1. Quem escreveu Provérbios?

A maior parte do livro de Provérbios tenha sido escrita por Salomão (1:1), o conteúdo do mesmo revela que houve contribuições de outras pessoas, tais como: a) Os sábios (22:17;24:23); b) Os homens de Ezequias, ainda que tenham apenas transcrito uma seleção de provérbios de Salomão (25:1); c) Agur, filho de Jaque, de uma tribo chamada de Massa (30); d) Rei Lemuel que transcreveu ensinos de sua mãe (31), também da tribo de Massa. Salomão escreveu muitos provérbios (Ec 12:9; 1 Rs 4:32), e muitos dos que temos são de sua autoria. Porém, isso não significa que tenha composto o livro de provérbios tal como o temos hoje. É bem aceito entre os estudiosos que alguém, algum tempo depois, tenha colecionado estes provérbios e lhes dado forma de livro. Foi assim que passaram de geração em geração, até chegar a nós, com a mesma reputação de uma palavra inspirada, como sempre creram os judeus, desde tempos antigos.

2. O Reflexo de Provérbios em Israel

O Pr. Antônio Neves Mesquita em seu estudo no Livro de Provérbios, diz: “Acredita-se, e com boas razões, que Provérbios e outras seções do Antigo Testamento eram uma espécie de disciplina, pela qual a nação era guiada e conservada”. Efetivamente, um povo que se oriente pelos ensinos de Provérbios terá de ser uma nação de sábios e justos. Estes ensinos, na sua real aplicação na vida, são uma interpretação da mensagem dos profetas no Antigo Testamento.

3. O Reflexo de Provérbio no Novo Testamento

3.1 Provérbios nos ensinos de Jesus

Há evidências de que nosso Senhor Jesus amava o livro de Provérbios, pois fez amplo isso destes ditados divinos no seu ensino prático. a) Suas palavras sobre aqueles que procuram os primeiros lugares, quando convidados para banquetes (Mt 23:6-7; Lc 20:46-47), estão firmemente ligados com Pv 25:6-7. b) A parábola do rico insensato (Lc 12:15-20) está bem retratada em Pv 27:1. c) A parábola dos dois alicerces (Mt 7:24-27), tem fundamento em Pv 14:11. d) Na conversa com Nicodemus (Jo 3:13) Jesus revela a resposta da pergunta levantada por Agur em Pv 30:4.

3.2 Influenciado também por Provérbios o Apóstolo Pedro. 1 Pe 2:17 com Pv 24:21; 1 Pe 3:13 com Pv 16:17; 1 Pe 4:8 com Pv 10:12; 1 Pe 4:18 com Pv 11:31; 2 Pe 2:22 com Pv 26:11. 3.3 O apóstolo Paulo foi cita os Provérbios em suas cartas. Rm 12:20 com Pv 25:21-22; 1 Co 1:24 com Pv 8 (Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus).

Conclusão

Estudando o Livro de Provérbios, seremos amorosamente disciplinados e orientados no bem viver, por nosso Pai Celestial.

Desafio pessoal para essa semana:
1. Leia e medite no Livro de Provérbios
2. Tenha disposição para aplicar os princípios em sua vida
3. Peça sabedoria ao Senhor na condução de sua vida.