40 dias de Jejum e Oração 2009 - Por um novo Brasil

Vivemos momentos de grande apreensão e dúvidas quanto ao futuro da nossa nação. Na área política, parece que o povo já perdeu suas esperanças de encontrar lideres de caráter e integridade. Na área moral, a televisão tem varrido os lares brasileiros ensinando conceitos e valores totalmente fora dos padrões de Deus para o ser humano. Na área espiritual, parece que quanto mais o povo busca soluções para seus problemas, mais cai na idolatria, feitiçaria, bruxaria e outras ias que afastam as pessoas de Deus e trazem sobre elas maldição e miséria.

No meio desta situação vem a pergunta: Onde está a igreja do Deus vivo? O que a igreja está fazendo para mudar esta situação? Muitos pastores e líderes de igrejas estão apáticos, acomodados e indiferentes deixando o tempo passar e situação permanecer igual.

Mas Deus está levantando um exército de homens e mulheres que não dobraram seus joelhos a Baal. Ainda permanece um remanescente fiel que está disposto a mudar a situação. Você é parte deste remanescente por isso está unindo-se a este exercito que vai batalhar em jejum e oração durante 40 dias, até que as comportas dos céus sejam abertas e Deus derrame sobre a nação brasileira tamanhas bençãoes que o Brasil venha a ser reconhecido mundialmente como um país do Senhor Jesus.

Este movimento de Deus iniciou-se há 3 anos atrás, unindo-se a outros movimentos que tem despertado e levado a igreja a prostrar-se diante de Deus numa atitude de dependência, fé e confiança de que somente n’Ele há solução. No ano de 2008 tivemos mais de 180.000 pessoas jejuando e orando por 40 dias, representando mais de 650 igrejas.

Sem dúvidas já temos visto resultados não somente a nível de crescimento das igrejas locais, mas também temos visto mudanças no cenário nacional. Poços de petróleos foram encont????ö?rados e a melhoria na economia foi evidente, esquemas de corrupção vieram à tona e outras muitas maravilhas de nosso Deus. Creio que estamos como o jovem que viu a nuvem do tamanho da mão de um homem, que é o sinal de que vira uma grande chuva de avivamento na nossa pátria.

Não fique fora deste movimento de Deus. É tempo de consagração; tempo de santificação; tempo de mudanças no reino espiritual; tempo de jejum e oração.

(Extraído do "Editorial" da Campanha)

Cartaz da Campanha (Clique na imagem para visitar o website)

Estudo da Semana - EDIFICAÇÃO

Para ver estudos anteriores consulte o "Histórico de Estudos", na coluna à direita.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Estudos no livro de provérbios 4/17 - Más companhias: barreiras para o cristão

Texto: Provérbios 6:12-19

Introdução: A Bíblia ensina que aprendizagem se dá por meio de contato e convivência com os outros “andando pelo caminho” (Dt 6:7; Pv 4:3-4). Mas ela vai além, quando afirma que a influencia das pessoas umas sobre as outras é uma força poderosa que atinge todos. A lição de hoje trata das maiores barreiras da vida cristã: as más companhias.

1. O CORAÇÃO MALVADO (Pv 6:12-15)

A palavra belial descreve um tipo de caráter maligno; uma pessoa malvada, que não tem valor. Mas esse caráter maligno não diz respeito apenas a indivíduos ou a pequenos grupos de amigos, pois ele pode estar em toda a cultura de uma sociedade. Basicamente, o nosso ambiente social hoje é eticamente pernicioso. A degeneração moral de nossa sociedade tem-se acelerado grandemente nas ultimas décadas. Duas causas básicas respondem por essa degeneração: o aumento de nossa riqueza e o uso indevido da televisão. Jerry White, destacando essas duas causas, faz o seguinte comentário: “Quando nos tornamos mais ricos o nosso trabalho deixa de ser luta pela sobrevivência para o prazer pessoal e auto-indulgência. Porém, o real “modificador da mente” é indiscutivelmente a televisão. Nos últimos anos, a televisão tem sido instrumento de valores e princípios de vida para a maior parte da população brasileira.” Com a pressão enorme dos fatores citados, muitos deles diretamente contrários aos ensinos das Escrituras, logo começamos a aceitar os padrões da sociedade. É como se nos tivessem feito uma lavagem cerebral. Como a Bíblia nos ensina a enfrentar essa pressão? 1. Não conformação (Rm 12:2) É isso o que as Escrituras nos dizem. Ou com Philips parafraseia: “Não deixe o mundo à sua volta moldá-lo, e, sim, que Deus transforme você de tal modo que toda a sua atitude seja modificada”. 2. Resistência (1 Pe 1:14) “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância”.

2 – AMIGO DA ONÇA (Pv 6:16-19)

Este termo se popularizou-se na descrição de tipos de “amigos” que tramam o mal contra nós ou nos envolvem em situações desagradáveis. Além do prejuízo material, físico, emocional e social que tais influências produzem, há prejuízo espiritual, que em o pior, pois Deus abomina gente que induz outros ao pecado. Em Provérbios 6:16-19. sete coisas abomináveis são expressas referindo-se ao tal belial. Só uma pessoa igual a ele pode usar olhos, língua, mãos, coração e pés para o mal. a. Olhos orgulhosos (v.16) São olhos altivos, arrogantes, como de alguém que se acha superior às outras pessoas. Há gente assim: olha para nós como se fosse senhor de tudo. Essas pessoas têm um sério defeito de caráter. São pessoas ruins, que precisarão serem quebrantadas, sem que haja cura. A intervenção de Cristo é a única ação capaz de transformar um caráter como esse. b. Língua mentirosa (v.17) Os mentirosos são capazes de grandes invenções malignas, destilando veneno contra outras pessoas. A Igreja sofre tais pessoas, maledicentes, boateiras ou fofoqueiras. c. Mão que ferem o inocente (v.17) Quantos pistoleiros e assassinos agem hoje por todo país. Que se pode dizer de tais indivíduos? Pode-se encher salas e mais salas com notícias sobre assassinos. Já estamos fartos de tantas notícias de morte e violência veiculadas na imprensa. Ver mãos que derramam sangue é um quadro que se converteu em cena comum do nosso cotidiano. d. Mente que trama perversidade (v.18) Veja também Provérbios 4:23, que diz que é o coração que provém o mal. O assassino antes de tirar a vida de outrem ele já havia concebido o crime no coração. O coraçao que trama projetos iníquos é um coração que Deus aborrece e abomina. e. Pés que correm para fazer o mal (v.18) Quantos andam a cata do mal, usam pés dando passos para arruinar outras vidas? Mesmo aceitando que os pés dos crentes não correm para o mal, ainda assim quantas passadas se dão de casa em casa, levantando mexericos e intrigas? São pés que correm para fazer o mal. f. Lábios que proferem falso testemunho (v.19) Mentir num tribunal, onde se espera averiguar a verdade, é o procedimento mais abominável que uma criatura pode praticar. Nunca aconteça que cheguemos a tal condição. Foi esse tipo de pessoa que aceitou suborno para levantar falsas acusações contra Jesus (Mt 26:59-60; Lc 22:3-6). Jesus foi a maior vítima desse pecado. g. Pessoa que provoca brigas na Igreja e na Família (v.19) Seis coisas Deus aborrece, e a sétima Ele abomina. O que semeia contenda entre os irmãos, ou fica jogando um contra o outro, aparecem aqui com o pior de todos. Não se trata de uma escala de pecados que vai aumentando. Todavia, o que semeia contenda entre irmãos, o que desnude a família de Deus deve ser mesmo um abominável, porque do embate de um contra outro nasce tudo que há de pior.

CONCLUSÃO: O que fazer diante disso? 1. Seja honesto. Reconheça a tendência de sucumbir. Isto significa redobrar o cuidado na escolha dos seus amigos. 2. Examine sua vida espiritual. Há algum pecado com que você esteja tendo problemas? 3. Desenvolva convicções espirituais. Você tem desenvolvido certezas pessoais quanto ao seu modo de pensar, falar e interagir com as pessoas? Siga o conselho de Filipenses 4:8-9. 4. Seja uma influencia boa. Aprenda a influenciar positivamente as pessoas, em vez de ser influenciado pelos maus. 5. Bata em retirada. Quanto tudo o mais falhar, fuja. Quando não puder resistir ou influenciar os outros, você tem se retirar da situação.