40 dias de Jejum e Oração 2009 - Por um novo Brasil

Vivemos momentos de grande apreensão e dúvidas quanto ao futuro da nossa nação. Na área política, parece que o povo já perdeu suas esperanças de encontrar lideres de caráter e integridade. Na área moral, a televisão tem varrido os lares brasileiros ensinando conceitos e valores totalmente fora dos padrões de Deus para o ser humano. Na área espiritual, parece que quanto mais o povo busca soluções para seus problemas, mais cai na idolatria, feitiçaria, bruxaria e outras ias que afastam as pessoas de Deus e trazem sobre elas maldição e miséria.

No meio desta situação vem a pergunta: Onde está a igreja do Deus vivo? O que a igreja está fazendo para mudar esta situação? Muitos pastores e líderes de igrejas estão apáticos, acomodados e indiferentes deixando o tempo passar e situação permanecer igual.

Mas Deus está levantando um exército de homens e mulheres que não dobraram seus joelhos a Baal. Ainda permanece um remanescente fiel que está disposto a mudar a situação. Você é parte deste remanescente por isso está unindo-se a este exercito que vai batalhar em jejum e oração durante 40 dias, até que as comportas dos céus sejam abertas e Deus derrame sobre a nação brasileira tamanhas bençãoes que o Brasil venha a ser reconhecido mundialmente como um país do Senhor Jesus.

Este movimento de Deus iniciou-se há 3 anos atrás, unindo-se a outros movimentos que tem despertado e levado a igreja a prostrar-se diante de Deus numa atitude de dependência, fé e confiança de que somente n’Ele há solução. No ano de 2008 tivemos mais de 180.000 pessoas jejuando e orando por 40 dias, representando mais de 650 igrejas.

Sem dúvidas já temos visto resultados não somente a nível de crescimento das igrejas locais, mas também temos visto mudanças no cenário nacional. Poços de petróleos foram encont????ö?rados e a melhoria na economia foi evidente, esquemas de corrupção vieram à tona e outras muitas maravilhas de nosso Deus. Creio que estamos como o jovem que viu a nuvem do tamanho da mão de um homem, que é o sinal de que vira uma grande chuva de avivamento na nossa pátria.

Não fique fora deste movimento de Deus. É tempo de consagração; tempo de santificação; tempo de mudanças no reino espiritual; tempo de jejum e oração.

(Extraído do "Editorial" da Campanha)

Cartaz da Campanha (Clique na imagem para visitar o website)

Estudo da Semana - EDIFICAÇÃO

Para ver estudos anteriores consulte o "Histórico de Estudos", na coluna à direita.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Estudos no livro de provérbios 2/17 - Amizades: suas influências

INTRODUÇÃO

A Bíblia registra histórias de amizades duradouras, nas quais a lealdade e dedicação eram a marca do relacionamento, tais como: 1. Abraão e Melquisedeque – amizade entre um chefe tribal e um sacerdote do Deus altíssimo; 2. Noemi e Rute – uma sogra e sua nora que viveram como amigas; 3. Jônatas e Davi – o filho de um rei que foi fiel amigo de quem poderia ser contado como seu rival; 4. Paulo e o carcereiro de Filipos – um prisioneiro que se tornou amigo de seu algoz; 5. Áquila, Priscila e Paulo – uma profissão comum que gerou amizade duradoura. Em nossos dias o mundo já deu muitas voltas, e o homem está agora mais informado e informatizado; mais longe do senso comum e mais perto da ciência; mais distante da força bruta e mais perto da tecnologia. Contudo, o homem pós-moderno ainda deseja desfrutar de amizades sinceras, estáveis e agradáveis. É aqui onde o povo mais feliz da terra pode causar a grande diferença na sociedade, pois nós disse Jesus: “Nisto reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns com os outros” (Jo 13:35).


I - ABONIME O MAL E AS MÁS COMPANHIAS.

Falando da vida moral, Salomão ensina em Provérbios 4:11-12 que, andando pelas veredas retas, não se embaraçam os nossos pés. Se quisermos não apenas ter vida longa, mas calma, devemos reter e guardar a instrução do sábio mestre, pois ela é a nossa vida (Pv 4:10). Contudo, há vários modos de desviar a vida dos caminhos retos, mas o mais perigoso é a má companhia. As influências más são da convivência com os insensatos que endurece a mente e o coração para as coisas boas, levando-os a naufragar na fé. Lembre-se de que a estrada por onde vai a maioria não é segura (Mt 7:13). Seguir a maioria não significa necessariamente fazer a melhor opção. O caminho largo é convidativo, mas cruel (Pv 4:19).
1. Cuidado com as estradas dos perversos (Pv 4:14-19). A melhor forma de fugir das más influencias e do caminho dos perversos é afastar-se dos ímpios, dos insensatos (Sl 1), pois estes tem como ideal destruir vidas e por a perder os que poderiam ser benção para a sociedade (Pv 4:16). O conselho é: evita-os, não passes por eles (Pv 4:15). O escritor de Provérbios é um homem vivido, com largo conhecimento da iniqüidade humana e nos dá aqui exemplos do homem pecador e seus caminhos que leva a perdição. O homem perverso: a. orienta-se por valores distorcidos da verdade (v.14-15). O senso de justiça é nulo, sua moralidade é baixa e seu conceito de vida é pessimista: nada vale a pena. b. faz da crueldade sua diversão. A alegria dele é a desgraça e o sofrimento de seus semelhantes, por isso paga o bem com o mal. c. alimenta-se da perversidade (v.17). Provavelmente está é uma referência aos iníquos que ganham o próprio sustento mediante a iniqüidade e violência (Pv 20:17): assaltos, seqüestros, tráfico, mentiras, trapaças, estelionato, calotes, prostituição, etc. d. andam nas trevas, rumo ao abismo (v.19). A escuridão é preferida por aqueles que querem esconder os seus feitos, que não são dignos da boa amizade (1 Ts 5:5,7). Contudo, a esta mesma escuridão os fará cair impiedosamente. 2. Apega-se ao que é bom (Pv 4:20-27). Em matéria de amizade, é melhor ter poucos amigos que sejam confiáveis, de boa índole, a quem se pode revelar nossa intimidade, do que estar cercado de uma multidão de colegas superficiais e traiçoeiros, mais amigos-da-onça que amigos do homem. Veja a quem devemos selecionar para cultivar amizade: a. aqueles que inclinam seus ouvidos mais à Palavra de Deus do que aos insensatos (Pv 4:20), pois aquela traz vida para alma e saúde para o corpo (Pv 4:22), enquanto estes levam à morte (Sl 1:6). b. aqueles que desviam seus lábios do mal (Pv 4:24); porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mt 12:34) e o que contamina as pessoas é o que sai da boca, pois vem do coração (Mt 15:18-19). “Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Co 15:33); c. aqueles que conduzem seus olhos na direção que leva à vida (Pv 4:25), porque na direção em que olhar alguém, para lá penderá toda a sua vida. Nesta vida, em que estão fixos os olhos de seus amigos? d. aqueles que afastam seus pés do que é mau (Pv 4:26-27). O verbo “afastar” aqui tem o sentido de meditar, calcular e inclusive endireitar. A idéia é remover do nosso caminho tudo aquilo quanto possa servir de escândalo. e. aqueles que guardam o coração (Pv 4:23) contra os ataques do mundo e do mal. Guardar o coração é guardar as fontes da vida. O coração é o centro dos sentimentos, dos afetos e da própria vida. É dele que partem as emoções e as determinações mais íntimas do ser humano. O coração que não vibra com as coisas boas já está pervertido.

II – APRECIE AS QUALIDADES DO BOM AMIGO

Examinaremos agora outros textos de Provérbios que nos dão algumas características do bom amigo. Ele é:

1. Fiel

Um amigo verdadeiro permanecerá fiel tanto na alegria como na tristeza (Pv 18:24). Quando nos achamos em dificuldades, é que descobrimos quem são os nossos amigos de fato (Pv 17:17). Ele é constante e útil como um irmão.

2. Sincero

As feridas provocadas pela correção de um amigo leal sararão e nos farão melhor, mas as palavras doces de um bajulador em nada nos ajudarão (Pv 27:6; 28:23). Sinceridade e honestidade fortalecem uma amizade, mas a lisonja causará frustração mais tarde.

3. Conselheiro

O bom amigo não zomba do erro do seu semelhante nem tira proveito disto. Pelo contrário, usa os seus conhecimentos e suas experiências para aconselhar e orientar (Pv 27:9). A convivência entre amigos é de aprendizagem mútua (Pv 27:17), resultado de estímulos recebidos ou provocados sobre a mente e a personalidade um do outro. Um amigo ajuda o outro a “forjar” sua vida e seu caráter.

4. Respeitoso

O amigo leal respeita dos limites de uma boa convivência e dá espaço à privacidade de cada um (Pv 25:17); respeita os sentimentos do seu próximo (Pv 25:20); não faz piadas de coisa sérias ou importantes para alguém (Pv 26:18-19).

CONCLUSÃO

As amizades nos enriquecem ou nos empobrecem; nos alegram ou nos irritam; nos consolam ou nos magoam! Depende das escolhas que fizermos. Todos querem amigos, mas nem todos estão dispostos a ser amigos. O cristão deve ser amigo como Jesus foi. Lembre-se que Jesus tendo uma multidão de pessoas, ele escolheu doze para amigos (apóstolos), dos quais três (Pedro, Tiago e João) eram mais chegados do que irmão, e somente um foi chamado de discípulo amado (João).

DESAFIO PARA SUA SEMANA:

1.Ore por seus amigos
2.Compartilhe uma bênção com ele(a) essa semana
3. Dê presentes a seus amigos